SERRA DO LUCINDO - BELA VISTA DO TOLDO - SC

SERRA DO LUCINDO - BELA VISTA DO TOLDO - SC
LEMA: PLANTAR SEMENTES DE AMOR É FAZER BROTAR ESPERANÇA NUM MUNDO MELHOR ! ! !

segunda-feira, 27 de junho de 2011

PROJETO BIBLIOTECA AMBULANTE

Incentivar nossos alunos a lerem e lerem por gostarem de ler, é um dos motivos que nos leva a realizar este projeto. Os livros são levados as escolas em forma de rodízio, onde a cada troca há o momento de contação de histórias, por uma pessoa vestida de palhaço, onde se observa como há interesse dos alunos em ouvir a história que é contada.

Em nosso município faz 03 anos que este projeto é desenvolvido. Neste ano foram adquiridas novas coleções de livros para compor esta biblioteca. Os livros foram adquiridos com recursos da Secretaria de Educação de Bela Vista do Toldo pelo FUNDEB , onde o Secretário de Educação Antônio de Lima é um dos maiores incentivadores para que este projeto se realize.

A biblioteca percorre as 09 Unidades Escolares do Município, e a Escola Juliana Tomporoski Krull é uma destas escolas que fazem parte deste projeto. Levar a leitura a nossos alunos faz parte de uma boa educação em que todos estão comprometidos em melhorar cada vez mais o desenvolvimento de nossos alunos.

 
Maria Cristina Schiessl Gelinski – Coordenadora do Projeto

terça-feira, 14 de junho de 2011

CULTURA POPULAR

       A professora Daiane desenvolveu nas aulas de Educação Física, com os alunos de Educação Infantil e Anos Iniciais atividades que tiveram o objetivo de resgatar brincadeiras antigas que fazem parte da cultura popular.
       O homem da antiguidade já jogava bolinha de gude. Usava pedrinhas redondas retiradas dos rios ou fazia bolinhas de argila. Com essa forma divertida de brincar, os povos passaram a ulitizar também outros materiais de formato arredondado.
       Em nossa região, o jogo é conhecido como búlica, peca e bolinha de gude.


       Alguns especialistas apontam a origem da peteca como estritamente brasileira, idealizada pelas tribos tupis do Brasil e se expandiu com as gerações.
       A peteca passou a ser esporte a partir de 1985.

PETECA

A atividade desenvolve:
  • Coordenação óculo-manual,
  • Coordenação ampla,
  • Coordenação visomotora
  • Estruturação espacial,
  • Agilidade
  • Atenção
BOLINHA DE GUDE

A atividade desenvolve:
  • Coordenação motora fina,
  • Coordenação óculo-manual,
  • Estruturaçao espaço-temporal,
  • Coordenação visomotora,
  • Equilíbrio,
  • Lateralidade

segunda-feira, 13 de junho de 2011

HORTA COMUNITÁRIA

O Núcleo Escolar Municipal Juliana Tomporoski Krull conta com o “Projeto: Horta Comunitária”, que tem como objetivo sensibilizar e conscientizar as crianças que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada um de nós.


O Projeto teve como início a construção e o plantio no ambiente escolar de mudas de hortaliças e demais variedades que uma horta escolar pode produzir. Com o plantio de forma orgânica e contando com a participação e colaboração dos alunos e comunidade escolar, o projeto é coordenado pela professora Daiane e conta com o apoio e imprescindível ajuda da estagiária Inez.

Recentemente o projeto firmou parceria com a Epagri do município e conta também com a participação mensal do técnico Tarciso Trapp por meio de palestras, demonstrações e participação dos alunos nos processos de produção da horta comunitária.

Ambiente sem a horta


Ambiente sem a horta

Estufa antes da preparação


Preparação nas bandejas

Preparação nas bandejas
Preparação nas bandejas
Preparação nas bandejas
Preparação nas bandejas

Preparação nas bandejas

Preparação nas bandejas


Preparação do solo

Preparação do solo
Preparação do solo

Plantio


Nossa horta hoje
Nossa horta hoje
Nossa horta hoje




  TRABALHOS INTERDISCIPLINARES REFERENTES AO PROJETO



- PÃO DIFERENTE: o tema teve como objetivo desenvolver uma consciência quanto a importância de uma alimentação saudável e exercício físico.

Utilizando como exemplo o pão de couve e beterraba, um saboroso alimento nutritivo e saudável.


Massa do pão de couve em crescimento

Trança do pão de couve e do pão de beterraba
 Os alunos de Jardim ao 4º ano presenciaram a fabricação do pão até o momento de saboreá-lo, trabalhando as medidas das receitas.

RECEITAS

PÃO DE COUVE

01 maço de couve

03 ovos

1 e ½ xícara de leite morno

10g de fermento biológico

½ xícara de óleo

02 colheres de açúcar

01 pitada de sal

Farinha de trigo



PREPARO:

Refogue a couve, bata no liquidificador com um pouco de leite, depois em uma vasilha misture a couve, ovos, leite morno, açúcar, fermento, óleo e sal. Após adicione a farinha de trigo até atingir o ponto.

Deixe crescer e leve ao forno por aproximadamente 45 min.



PÃO DE BETERRABA

01 beterraba média

½ xícara de água

02 ovos

15g de fermento biológico

01 pitada de sal

02 colheres de açúcar

50g de margarina

Farinha de trigo



PREPARO:

Bata no liquidificador a beterraba com a água, depois em uma vasilha misture os ovos, açúcar, sal, margarina e o fermento. Após adicione a farinha de trigo até atingir o ponto.

Deixe crescer e leve ao forno por aproximadamente 45 min.



- Os alunos do 5º ano I e II após trabalharem em sala de aula o IMC (Índice de Massa Corporal) na aulas de Educação Física e realizarem exame biométrico elaboraram um cartaz sobre o assunto.









quarta-feira, 1 de junho de 2011

ANIVERSARIANTES DE JUNHO

Nossos parabéns aos aniversariantes deste mês de junho:

11 - Profª Maria Letícia
13 - Diretor Adelson
19 - Profº Douglas

PROFESSORES PASSEIAM ATÉ PINHALZINHO

Os professores Luciano, Letícia, Daiane, Juliana e Sônia, nesta segunda-feira, dia 30 de maio, aproveitaram a ida dos alunos com o transporte escolar para Pinhalzinho, comunidade atendida pela escola, distante cerca de 15km e foram junto com eles para conhecerem aquela comunidade. O ônibus sai da escola às 11h30min, leva os alunos do período matutino e traz os alunos do período vespertino, num trajeto que dura por volta de uma hora. Para os alunos foi uma festa, e para os professores, a oportunidade de conhecerem melhor a realidade dos alunos que a escola atende.
Parabéns, professores!



Ótima iniciativa!!!