SERRA DO LUCINDO - BELA VISTA DO TOLDO - SC

SERRA DO LUCINDO - BELA VISTA DO TOLDO - SC
LEMA: PLANTAR SEMENTES DE AMOR É FAZER BROTAR ESPERANÇA NUM MUNDO MELHOR ! ! !

terça-feira, 29 de novembro de 2011

EM CLIMA NATALINO


Amostra dos enfeites de portas

As professoras estão em ritmo acelerado neste final de ano para proporcionar aos seus alunos os conhecimentos, habilidades e competências esperadas a cada turma nesta etapa. Mas nem por isso deixam de festejar a chegada do Natal, esta época mágica em que ficamos inspirados num clima de união, paz e fraternidade.
A professora Maria Francisca confeccionou com seus alunos enfeites para as portas.

Painel com motivos natalinos confeccionados pelos alunos
do 2º ano, da profª Sirlene


A professora Sirlene confeccionou com a sua turma um painel com motivos natalinos.

Mural confeccionado pelos alunos dos
anos finais coordenados pela
professora Maria Letícia








A professora Maria Letícia confeccionou um painel com os alunos dos anos finais.



A professora Zenilda, de Artes, já confeccionou um mural com os alunos de Jardim e Pré, mas ainda está confeccionando com todos os alunos do Núcleo trabalhos com motivos natalinos.

Detalhe do arranjo que decora o mural


FORMATURA DO PROERD


Professora Sônia com os seus alunos do 5º ano I

Aconteceu nesta sexta-feira, dia 25/11 a formatura dos alunos do PROERD. Os alunos do 5º ano de nosso Núcleo, assim como de todas as escolas do município participaram na sexta-feira da formatura referente às aulas de prevenção ao uso de drogas ministradas pelo soldado Hilário Albino Ossowski.
A solenidade aconteceu no Centro de Eventos e reuniu um grande número de alunos, professores, familiares e demais autoridades.



ELEIÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR

    O Conselho Escolar é um órgão colegiado que favorece a participação da comunidade na escola e a presença da escola na comunidade. Abre espaço para as reivindicações dos alunos, professores, pais e funcionários onde as decisões são compartilhadas possibilitando que a gestão seja democrática e participativa. Nele, todos os segmentos são representados, o que possibilita que atuem em conjunto na melhoria do atendimento escolar. È uma instância de natureza administrativa, mas também de natureza pedagógica e política. Suas funções podem ser de caráter consultivo, normativo, deliberativo e avaliativo.
    O Conselho Escolar tem seus limites, não podendo romper com os objetivos gerais da educação nem com seus princípios legais, colocando em risco a legalidade dos próprios atos escolares. Suas regras de funcionamento serão fixadas pelo Conselho Municipal de Educação. Assim, o Conselho Escolar deve estar submetido à legislação, às normas emanadas da Secretaria Municipal de Educação, ao Projeto Político Pedagógico da escola e aos interesses e à vontade da comunidade escolar que representa.
    A Lei do Sistema Municipal de Ensino definiu a existência dos Conselhos Escolares em escolas que tenham mais de cem educandos. Este órgão colegiado existirá  e será independente da APP da escola, que continuará exercendo suas atividades normais.
    Foi realizada uma eleição entre os pares para compor os representantes no Conselho Escolar cuja gestão será referente ao ano de 2012 e 2013.
A presidência do Conselho Escolar fica a cargo do Diretor da Escola.
A representante dos especialistas: Marilda de Souza Krull
As representantes dos professores: Titulares - Caroline Bueno, Zenilda Koge Freitas Gonçalves e Sônia dos Anjos Ferreira. Suplentes - Jucilane Knop Tomporoski, Sandra Novak da Silva e Sirlene Kicheleski Babiretzki.
As representantes das funcionárias: Titular: Terezinha Castilho. Suplente: Helga Knop.
Os representantes dos alunos: Titulares - Deyse Novak, Jaciel Lechineski, Cristian Gabriel Dembinski. Suplentes: Eliton Francisco Gonçalves de Lima, Sabrina Maiara Burdziak e Cláudia Bialeski.
Os representantes dos pais: Titulares: Osmar Niedzielski, Edemar Castilho e Mário Krull. Suplentes: Elói  Dembinski, Nadir Alves Ribeiro e Marcos Babireski.

MATRÍCULAS ABERTAS

Estão abertas as matrículas para alunos novos referentes ao ano letivo de 2012.
Para a turma do Jardim (Pré I) serão matriculadas crianças que já tenham completos 4 anos ou que completem até 31 de julho de 2012. Para a turma do Pré-escolar (Pré II) serão matriculadas crianças que tenham 5 anos completos ou que completem até 31 de março de 2012. Para os alunos com 6 anos completos ou que completem 6 até 31 de março de 2012 e que não tenham sido matriculados anteriormente a matrícula é obrigatória para o 1º ano. Para os demais alunos a rematrícula é automática.
As matrículas serão efetuadas na escola das 7:30 às 11:30 e das 12:45 às 16:45 do dia 23/11 até o dia 09/12.

GANHADOR DA RIFA DA 8ª SÉRIE E APP


A aluna Sandy Maria Krull recebendo dos alunos da 8ª série,
o prêmio ganho por sua mãe

Os concluintes da 8ª série em conjunto com a APP rifaram uma faca elétrica e um conjunto de pratos. O sorteio da rifa aconteceu no dia 24/11 e a ganhadora foi a senhora Maria Krull com o número 183.


segunda-feira, 28 de novembro de 2011

VIAGEM DE CONFRATERNIZAÇÃO DA 8ª SÉRIE

Os alunos da 8ª série, acompanhados do Diretor Adelson e das professoras Caroline, Maria Letícia e Juliana fizeram uma viagem de confraternização pela sua formatura ao Parque Aquático de Mafra no dia 19/11.

REUNIÃO COM OS PAIS DOS CONCLUINTES DA 8ª SÉRIE

Foi realizada no dia 14 de novembro uma reunião com os pais dos concluintes da 8ª série para definirem os detalhes sobre a viagem de confraternização dos alunos e a data da solenidade de colação de grau. A participação dos pais foi muito importante e a professora regente da turma Caroline coordenou a reunião.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

POEMA DE CECÍLIA MEIRELES

Nem tudo é fácil

É difícil fazer alguém feliz, assim como é fácil fazer triste.

É difícil dizer eu te amo, assim como é fácil não dizer nada

É difícil valorizar um amor, assim como é fácil perdê-lo para sempre.

É difícil agradecer pelo dia de hoje, assim como é fácil viver mais um dia.

É difícil enxergar o que a vida traz de bom, assim como é fácil fechar os olhos e atravessar a rua.

É difícil se convencer de que se é feliz, assim como é fácil achar que sempre falta algo.

É difícil fazer alguém sorrir, assim como é fácil fazer chorar.

É difícil colocar-se no lugar de alguém, assim como é fácil olhar para o próprio umbigo.

Se você errou, peça desculpas...

É difícil pedir perdão? Mas quem disse que é fácil ser perdoado?

Se alguém errou com você, perdoa-o...

É difícil perdoar? Mas quem disse que é fácil se arrepender?

Se você sente algo, diga...

É difícil se abrir? Mas quem disse que é fácil encontrar

alguém que queira escutar?

Se alguém reclama de você, ouça...

É difícil ouvir certas coisas? Mas quem disse que é fácil ouvir você?

Se alguém te ama, ame-o...

É difícil entregar-se? Mas quem disse que é fácil ser feliz?

Nem tudo é fácil na vida...Mas, com certeza, nada é impossível

Precisamos acreditar, ter fé e lutar

para que não apenas sonhemos, Mas também tornemos todos esses desejos,

realidade!!!

terça-feira, 22 de novembro de 2011

EM CLIMA DE NATAL

O Natal já está próximo e não podíamos deixar de entrar no clima natalino. Veja alguns moldes e dicas para enfeites encontrados no http://meirearte.blogspot.com/




quarta-feira, 16 de novembro de 2011

DIA DO DIRETOR

Dia 12 de Novembro é dia do diretor de escola, essa pessoa que cuida para que tudo funcione bem dentro dela.

A administração da escola não é um processo destacado da atividade educacional , ao contrário, está envolvido nela de tal forma que o diretor precisa estar sempre atento às conseqüências educativas de suas decisões e atos. No desempenho da sua função, o diretor é um educador preocupado com o bem-estar dos alunos, e não apenas um administrador em busca de eficiência.


O diretor tem em suas mãos uma grande soma de responsabilidades. Na verdade, ele é responsável por tudo o que se passa na escola. Em ocasiões especiais, o diretor representa a própria escola, por exemplo, quando comparece a uma solenidade como convidado por sua função de diretor, quando preside uma reunião na própria escola, quando confere certificados e diplomas, quando se dirige a outras entidades para tratar de assuntos de interesse da escola.



Assim sendo, diretor de escola é uma função bastante complexa com três aspectos relevantes: autoridade escolar; educador e administrador. O diretor é a peça básica para o bom funcionamento da escola.


O diretor do Núcleo, Adelson, recebeu uma lembrancinha de seus colegas pela passagem do dia do diretor. Parabéns pelo seu dia!!!



 http://www.portalescolar.net/2011/09/dia-do-diretor-de-escola-psicopedagogo.html#ixzz1dsKTmUgw

terça-feira, 8 de novembro de 2011

CRIANÇAS VÃO À BRINQUEDOTECA DO CRAS


Uma recente pesquisa realizada no Brasil sobre a importância do brincar cobriu todo o território nacional, representando a população de pais com filhos de 6 a 12 anos em todas as suas principais variáveis: sexo, idade, escolaridade e classe social. As entrevistas foram distribuídas em todas as regiões do País, representando todos os estratos de porte de cidade (pequenas, médias e grandes), num total de 77 municípios. A amostra de 1014 entrevistas representa um total de 31.560.000 pais e 24.320.000 filhos. Todas as entrevistas foram pessoais e domiciliares, sendo que a seleção dos domicílios foi feita por meio de sorteio aleatório de setores censitários do IBGE.

Os resultados nela apresentados são uma compilação de todas as fases do estudo, incluindo a visão de todos os públicos pesquisados.Os profissionais mostraram que, mais do que um direito da criança, o brincar é essencial para sua vida. Sob essa perspectiva, a atividade traz inúmeros benefícios, porque solicita a inteligência, possibilita uma maior e melhor compreensão do mundo, favorece a simulação de situações, antecipa soluções de problemas, sensibiliza, alivia tensões, estimula o imaginário e, conseqüentemente, a criatividade. Permite, também, o desenvolvimento do autoconhecimento, elevando a auto-estima, propiciando o desenvolvimento físico-motor, bem como do raciocínio e da inteligência, sensibilizando, socializando e ensinando a respeitar as regras. Enfim, o brincar diverte, traz alegria e faz sonhar.
Levando tudo isso em consideração, a professora Sônia programou para a turma do Jardim, no dia 03/11 uma visita à brinquedoteca do Cras de Bela Vista do Toldo. As crianças tiveram uma tarde repleta de brincadeiras, rodeados de brinquedos e com muitas atividades por realizar. A Assistente Social do Cras, Gisele, recebeu a professora e as crianças de braços abertos, disponibizando o espaço e também um delicioso lanche. As crianças aproveitaram o que puderam desta tarde para o brincar, atividade essa que favoreceu e muito o desenvolvimento delas em vários sentidos.
Parabéns à professora pela ótima iniciativa!

terça-feira, 1 de novembro de 2011

ALUNOS RECEBEM LIVROS INFANTIS

Na tarde de segunda-feira, dia 31/10 a coordenadora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, professora Maria Cristina, realizou a entrega de um livro infantil para cada um dos alunos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais deste Núcleo Escolar. Os livros foram solicitados pela mesma para a Rigesa para serem distribuídos às crianças em comemoração ao seu dia. A empresa doou os livros que foram entregues a cada um dos alunos do Núcleo.
Receberam livros os alunos das turmas de Jardim, Pré-escolar, 1º, 2º, 3º, 4º e 5º ano. Confira as fotos:










ALUNOS RECEBEM BEBEDOURO ELÉTRICO

Os alunos deste Núcleo Escolar receberam a entrega de um bebedouro elétrico que foi adquirido para uso dos mesmos por meio da verba do Programa Dinheiro Direto na Escola do Governo Federal. O diretor do Núcleo realizou a entrega simbólica aos alunos com o objetivo de que os mesmos cuidem do equipamento que era tão necessário na escola. Os alunos se mostraram muito satisfeitos com a entrega do bebedouro elétrico e certamente irão usá-lo com o cuidado devido.