No dia 16 de agosto houve uma tarde diferente no Núcleo Escolar Municipal Juliana Tomporoski Krull, tarde esta muito proveitosa para as professoras, direção e pais da Educação Infantil. Aconteceu o primeiro encontro de pais de alunos matriculados na Educação Infantil deste estabelecimento de ensino.
Os pais foram convidados a participar de uma tarde só da Educação Infantil, onde as professoras puderam expor como trabalham, os objetivos e a Lei que rege a Educação Infantil, enfatizando a importância da mesma na formação da criança.
Iniciando-se com a apresentação das professoras foi realizada uma dinâmica aplicada pela professora Daiane de Educação Física seguida da professora Zenilda, que expos seu trabalho na disciplina de Arte. Em seguida, as professoras Sônia e Jucilane deram continuidade falando sobre a forma como trabalham em suas respectivas turmas.
Os pais também fizeram colocações, relatando como veem a aprendizagem de seus filhos, tanto no Jardim como no Pré-escolar.
Falou-se da finalidade que é o desenvolvimento integral da criança até 6 anos de idade, sempre complementando a ação da família e da comunidade. Lembrando também que a Educação Infantil é norteada pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, que trata principalmente da importância do lúdico para o desenvolvimento integral da criança, juntamente com a alimentação, a limpeza e o lazer. Muitos pais ainda pensam que a criança precisa sair alfabetizada da Educação Infantil, mesmo ela não tendo maturidade mental para isto. Foi explicado que a estimulação é feita através do lúdico, das histórias, da interação com o outro e do contato com o mundo letrado e que, com tudo isto é natural que a criança se alfabetize de forma espontânea, mas que a alfabetização não é o objetivo da Educação Infantil. Foi esclarecido que o objetivo é de desenvolver algumas capacidades para melhor interação com os outros, seja ela expressão social, a linguagem e a comunicação além de outras competências.
Os pais citaram alguns exemplos, comentando como os seus filhos se sentem em relação a escola, de como gostam de vir para a aula, sendo comentado também como é importante que eles se sintam felizes no espaço escolar. Os pais comentaram também sobre como eles levam para casa o que aprendem na escola, como as cantigas, as histórias, as brincadeiras, elevando sua autoestima e fazendo os pais relembrarem de seu tempo de criança.
Foram dadas algumas dicas para os pais, lembrando que a Educação Infantil de qualidade inicia lá no nascimento da criança e que a escola é o pedaço mais precioso da vida, porque é quando está formando a identidade. Foi comentado também da sensibilidade de uma criança, que é muito acentuada e ela percebe o estado emocional tanto dos pais como dos professores.
Foi uma tarde diferente da rotina de todos, onde pais e escola pararam para refletir, questionar, perguntar, conversar e se conhecer melhor, objetivando também expor as finalidades da Educação Infantil. A tarde foi encerrada com um coquetel aos presentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário