Poderia se dizer pé de lata como era
antigamente, mas aqui adaptado para madeira ( pé de madeira ), dando uma maior
segurança para nossos alunos. Ao usar
esta brincadeira como recurso pedagógico, deve-se ter presente que na expressão
e construção do conhecimento, a criança apropria-se da realidade imediata,
atribuindo-lhe significado. Assim, alunos com dificuldades de aprendizagem
podem valer-se da brincadeira como recurso para facilitar a compreensão
espontânea dos conteúdos pedagógicos, alem de se trabalhar aspectos, cognitivo,
social, afetivo, desenvolvimento motor, etc ). Dinello (1997 p.26) aponta que
“pela brincadeira, a psicomotricidade da criança se desenvolve num processo
prático de maturação e de descobrimento do mundo circundante“. Dessa forma, pode-se
depreender que há também na brincadeira uma importância do desenvolvimento
psicomotor para aquisições mais elaboradas, como é o caso das intelectuais.
Oliveira (1999 p. 33) ratifica esse entendimento, ao afirmar que: É através das crianças que se perpetuam as brincadeiras
tradicionais, sendo, estas, preservadas e recriadas a cada nova geração.
Portanto, resgatar a tradição das brincadeiras é uma forma de ampliar o
universo lúdico e cultural das crianças, além de promover uma interação com
outras gerações. Assim como nossos pais e avós, com certeza temos uma história
pra contar sobre nossos brinquedos prediletos e uma brincadeira a ensinar.
PROF: EMERSON
KEITTO CREF 012208-G-SC
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