A Administradora Escolar, Marilda de Souza Krull é cursista da Especialização em Gestão Escolar da Universidade Federal de Santa Catarina. Como uma das disciplinas do curso é Oficinas Tecnológicas, a professora Nilza Godoy Gomes incentivou a construção do blog do Núcleo Escolar. Com isso, ganha toda a comunidade escolar, que contará a partir de agora com essa importante ferramenta tecnológica a favor da Educação.
Este blog possibilitará a divulgação do trabalho realizado na escola, o trabalho desenvolvido por professores e a produção dos alunos na web. Certamente toda a escola será beneficiada com o uso da tecnologia e a educação como um todo refletirá o resultado desse processo.
Aqui estão postados os comentários da comunidade escolar do Núcleo que foi convidado a participar discutindo sobre as seguintes questões: Por que usar tecnologias na escola? Que proposta pedagógica deve embasar este uso? Como romper com práticas meramente instrumentais?
Os objetivos desta discussão foram a de: refletir sobre a importância da inserção das tecnologias na escola e mobilizar propostas inovadoras de ensino aprendizagem.
Assim foram levantadas algumas propostas inovadoras de ensino aprendizagem que servirão de base para ser contemplado este aspecto no PPP da escola.
Leia os comentários postados e poste você também o seu...
Olá, Marilda!
ResponderExcluirVocês estão de parabéns, mostrando que as escolas do interior também utilizam as modernas tecnologias, integrando a comunidade escolar ao mundo contemporâneo. Sucesso sempre. Abraço, Silvina.
Oi Marilda, adorei o blog de sua escola, é a tecnologia em favor da educação,parabéns e continue alimentando as informações, estarei sempre por aqui vendo as novidades, bjs
ResponderExcluirOlá, Marilda!
ResponderExcluirO Blog está muito bonito e com certeza, toda comunidade escolar só tem a ganhar com as TIC's dentro e fora da escola, já que o blog torna-se um meio de comunicação com o mundo. A internet é essa ferramena que interliga o mundo de maneira rápida e eficiente. Abraços!
Sou Susana de Ilhota e espero sua visita ao blog do meu CEI - www.ceicv.blogspot.com
Oi Marilda!
ResponderExcluirQue bom que a internet chegou à sua escola! E melhor ainda que vc está fazendo um bom uso dela, movimentando a comunidade para estar envolvida com a escola, participando dela!
A internet é uma ótima ferramenta que, em conjunto com as outras tecnologias, só engrandecem o ensino-aprendizagem. O aluno deixa de ser mero espectador e passa a participar ativamente do processo de aquisição do conhecimento.
Sucesso!
Eliane
Ahhh! Participe da enquete no blog da nossa escola
ResponderExcluirhttp://escolamontalverne.blogspot.com/2010/03/enquete.html
Brigadão
A tecnologia está muito presente, daí a importância de se utilizar ela na escola. A proposta pedagógica que deve embasar o uso é que tenhamos mais tecnologia, auxiliando-nos em nossa ambiente de trabalho, aproveitando as oportunidades que surgem de maneira proveitosa, trabalhar sempre com um objetivo.
ResponderExcluirProf Sirlene (2ºano)
As tecnologias ajudam muito a inovar nossas aulas, pois podemos fazer trabalhos excelentes e mais dinâmicos com os alunos. Sabemos que muitos já possuem computadores e eles mesmos procuram mais informações para seu conhecimento pessoal e também do grupo. É importante que se consiga romper barreiras que muitos ainda tem quanto ao uso das tecnologias, mas ela é importante, pois vivemos num mundo cheio de informações.Trabalhando com as tecnologias na escola estaremos ajudando nossos alunos, incentivando-o a pensar e pesquisar. E também devemos conversar com os pais que as tecnologias estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano, que a escola está cada vez mais informatizada.
ResponderExcluirProf. Sônia (Jardim e 4º ano)
A tecnologia está ganhando espaço cada vez mais e contribui para a ampliação dos conhecimentos. está muito presente, temos que usá-la, para não ficar para trás. Usar a tecnologia de maneira que traga benefícios positivos. Romperemos com práticas meramente instrumentais mudando a forma de trabalhar com esta questão.
ResponderExcluirProf. Sandra (Reforço escolar)
Usar tecnologias na escola é muito importante para poder acompanhar o desenvolvimento que estamos enfrentando no mundo todo e que a cada dia está mais avançado. Que eles cresçam no conhecimento, fazendo uso das tecnologias, pois assim terão mais facilidade ao enfrentar os obstáculos que a vida lhes proporcionar. Não se deve usar a tecnologia, simplesmente para cumprir um determinado horário, mas sim, para atingir um objetivo proposto.
ResponderExcluirProf. Zenilda (Artes)
As tecnologias na escola são importantes para que alunos e professores estejam sempre em contato com a realidade tecnológica, buscando sempre mais conhecimento que surgem a cada dia. Deve-se usar essas tecnologias como uma das principais ferramentas para a construção e socialização de conhecimentos. o professor tem que estar preparado para utilizar essas tecnologias, saber transmitir, repassar e auxiliar seus alunos, usando os instrumentos tecnológicos como fonte de construção de conhecimentos.
ResponderExcluirProf. Jucilane (Educação Física)
Devemos utilizar as tecnologias na escola para usufruir de uma grande quantidade de informações existentes na internet, proporcionando aos alunos e professores pesquisar sobre qualquer assunto que sentirem necessidade. O acesso a tecnologia abrange hoje todas as classes sociais sem distinção, possibilita a comunicação, auxilia a prática pedagógica, etc. Hoje é quase impossível viver sem a tecnologia. Ela é usada para pesquisas, comunicação, apoio às práticas pedagógicas, favorece a interatividade entre educando e educadores, além de ser um forte componente para a interação social e a transformação sociocultural do país. Para isso é preciso ter um objetivo bem claro, por que usar determinada tecnologia, em que isso vai auxiliar a aprendizagem do aluno ou a apropriação de um novo conhecimento.
ResponderExcluirProf. Maria Francisca (1° ano e 3° ano)
Os avanços tecnológicos hoje estão presentes nos mais diversos segmentos da sociedade, por isso a escola como sendo a principal precurssora da Educação no País, não poderia deixar de oferecer o acesso a esses meios de comunicação. A proposta pedagógica que deve embasar o uso das tecnologias na escola é tendo-a como ferramenta de ensino e aprendizagem, promovendo uma educação de qualidade como material de apoio em carências didáticas e literárias. Proporcionar a inclusão de alunos nos segmentos tecnológicos em caráter educativo. Oferecer métodos práticos de ensino, procurando capacitar o aluno de acordo com as necessidades básicas do Educando, trazendo para a sala de aula conteúdos práticos e de fácil acesso, vinculados com a realidade do aluno.
ResponderExcluirAdelson ( Diretor da escola)
Para que professores e alunos estejam dispostos a superar as limitações dos recursos que a escola já oferece como o livro didático, TV e vídeo. Pois uma escola bem equipada (com tecnologia) é uma escola bem informada. A proposta pedagógica que deve embasar seu uso deve aprimorar e motivar o conhecimento do aluno e professor, procurando inserir novas formas de aprendizagem. Usar a tecnologia como ferramenta.
ResponderExcluirProf. Caroline (Geografia)
Usar as tecnologias que se dispõe na escola torna as aulas mais atraentes para os alunos, para despertar o interesse e o ensino aprendizagem. Que o professor desperte o interesse do aluno para o uso das tecnologias sabendo onde e como quer chegar. Assim usar as tecnologias que estão a disposição para melhorar suas aulas.
ResponderExcluirProf. Anita (Matemática)
O uso das TICs na escola são de fundamental importância visto que atualmente tudo gira em torno das mesmas seja para se comunicar, para realizar compras, negócios, etc e a escola é o ambiente de interação dos alunos com a comunidade e com o mundo de uma maneira gera. Então, isso faz com que o aluno sinta-se inserido nesse meio e o torna preparado a "encarar" essa era tecnológica a qual estamos vivenciando de forma intensa. O uso da tecnologia na escola está agregada a vários fatores que a torna extremamente relevante no ensino-aprendizagem; pois permite uma visão mais ampla do aluno sobre o mundo, bem como a comunicação com outras pessoas e assim uma troca de experiência, conhecimento de outras realidades, o que vem a somar no aprendizado. É importante fazer com que o aluno sinta-se participante e inserido em todo o contexto social, histórico...,agregando esses novos métodos no ensino na dosagem certa. O professor romperá com a prática meramente instrumental das TICs selecionando o conteúdo a ser trabalhado em sala de aula e as formas de trabalhar o mesmo valendo-se do uso das TICs. Associando um conteúdo a utilização de um ou mais métodos tecnológicos sem fugir da realidade do ensino-aprendizagem, para que ambos estejam lado a lado e para não as utilizemos sem propósito algum e sim visando uma melhoria na aprendizagem e socialização do aluno.
ResponderExcluirProf. Juliana (História)
As ações tecnológicas nas escolas vem trazendo oportunidades diferentes de como o professor trabalhar em sala de aula, com os alunos. A tecnologia além de ajudar a prática pedagógica também propicia a interação entre os alunos e as novas tecnologias. Trata-se de um instrumento importante e rico em possibilidades tecnológicas diversificadas. Devemos ter responsabilidade quando levamos elementos tecnológicos estranhos no processo de aprendizagem, pois isso pode danificá-la uma educação tecnológica de qualidade.
ResponderExcluirProf. Silvana (Matemática)
Vivemos num mundo movido à tecnologia, logo é imprescindível que aprendamos a lidar com toda a parafernália tecnológica e as incorporemos ao cotidiano escolar. A escola, tida como instituição de ensino, deve acompanhar esse processo, mesmo que a realidade do aluno esteja distante. Pois assim, temos uma maneira de aproximá-lo. O embasamento necessário para fundamentar este uso pode ser encontrado nos PCNs, que trata da tecnologia e que, inclusive, impõe como direito do aluno. Segundo os PCNs de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental (p.92-93) "o emprego de recursos audiovisuais pode ser de grande utilização de diversas atividades linguísticas. Entre as diferentes possibilidades - slides, cartazes, fotografias (...)O gravador é um recurso bastante útil nas atividades de revisão de textos orais produzidos pelos alunos (...) O vídeo também pode ser útil nas atividades de revisão de textos, produzidos pelos alunos para publicações internas de classe ou da escola; outros permitem a comunicação com alunos de outras escolas, países, outros, ainda, possibilitam o trabalho com aprendizagens específicas, sobretudo a leitura." Como podemos perceber, há uma diversidade de atividades que podem ser desenvolvidas com o apoio dos aparatos tecnológicos. Cabe,então, ao professor, selecionar e adequar este uso às suas aulas. Penso que para romper com práticas meramente instrumentais é preciso que o professor, como mediador do conhecimento, saiba manusear de forma correta os recursos tecnológicos, isto também vale para os alunos, que precisam saber do funcionamento desses recursos. A partir daí, fica fácil desenvolver atividade utilizando-se dos meios tecnológicos.
ResponderExcluirProf. Rosana (Língua Portuguesa e Espanhol)
Se faz necessário o uso de tecnologias na escola, pois vários alunos teriam a oportunidade de conhecer o "mundo" digital, assim estabelecendo um entrosamento com outras realidades, mostrando uma visão mais ampla de nossa sociedade, não se faz focando apenas a realidade que estão enquadrados, e inserindo-os de certa forma ao mundo que os espera na vida adulta. A proposta pedagógica a ser utilizada é a de socialização ao mundo tecnológico, pois sabemos que o avanço tecnológico está diretamente relacionado ao bom funcionamento da sociedade atual. A princípio, o profissional da educação deve ter o conhecimento de como utilizar adequadamente as tecnologias na escola, assim repassando aos alunos de forma equilibrada, suprindo as necessidades de cada disciplina.
ResponderExcluirProf. Maria Amélia (Ciências)
Porque com toda a evolução tecnológica que nosso planeta sofre a cada dia que possa, nossas escolas que são o eixo central da educação não poderiam ficar de fora de toda essa evolução. Isso irá depender de qual área se está trabalhando e qual é o objetivo que se quer alcançar. Após isso é que se consegue definir qual é o melhor meio tecnológico para aquele momento. isso é algo que vai acontecendo devagar e aos poucos, levando-se em conta as possibilidades de cada núcleo escolar.
ResponderExcluirProf. Luciane (Pré-Escolar)