Sob a orientação do professor de Matemática Hilario Albino Ossowski, os alunos tiveram a oportunidade de construir foguetes e lançá-los ao ar, verificando o resultado na prática dos trabalhos.
O início das atividades deu-se com a escolha dos materiais a serem utilizados, os critérios de validação e também de avaliação do projeto. Dentre os materiais utilizados buscou-se aqueles de origem reciclável a fim de aproveitar pedagogicamente o que seria descartado na natureza e assim também cumprir o papel ecológico-ambiental do trabalho.
A atividade teve a nobre parceria da professora de Artes da escola, Profª. Zenilda Koge Freitas Gonçalves, sob a égide da qual os alunos puderam decorar os foguetes para dar um toque artístico na atividade.
Dos 14 foguetes produzidos e lançados por meio de pressão pneumática, quatro não chegaram a decolar como o desejado, pois ao se soltarem da base de lançamento divagaram e, se despedaçando, logo retornaram ao solo dos terráqueos. Só os destroços, bem claro. Os projetistas erraram os cálculos na montagem, e a verdade veio à tona na hora do lançamento. Menos mal que as naves eram não-tripuladas, o que reduziu a somente danos materiais.
Parabéns a todos que se dedicaram na atividade e que fizeram dela uma maneira espirituosa de aprender e fazer ciência. Agradecimentos ao diretor Adelson Knop e a orientadora educacional Marilda de Souza Krull, pelo apoio e participação na atividade e a todos os professores e alunos que prestigiaram o evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário