SERRA DO LUCINDO - BELA VISTA DO TOLDO - SC

SERRA DO LUCINDO - BELA VISTA DO TOLDO - SC
LEMA: PLANTAR SEMENTES DE AMOR É FAZER BROTAR ESPERANÇA NUM MUNDO MELHOR ! ! !

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Trabalho realizado fora da sala de aula



As atividades lúdicas em sala de aula são essenciais para o processo de aprendizagem da criança. Por meio de jogos e brincadeiras as crianças exploram muito mais sua criatividade, melhora seu interesse e vontade de aprender.  Já dizia ALMEIDA, s/d; “ O desenvolvimento do aspecto lúdico deve, além de divertir, facilitar a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal , social e cultural, colaborar para uma boa saúde mental, preparar para um estado interior fértil, facilitar os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento”. Diria ainda, que o objetivo maior da ludicidade em sala de aula é a busca por uma escola mais prazerosa, unindo o que é necessário ao agradável. Segue abaixo fotos das aulas de ciências com a professora Luciane sobre classificação dos animais, onde com grande empolgação, os alunos do 4º ano puderam se divertir e aprender ao mesmo tempo.





Maquete de uma cidade



Maquete de uma cidade desenvolvida pela professora Sandra com a turma do 3º ano.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Folclore



      A palavra FOLCLORE vem do inglês FOLK que significa povo e LORE conhecimento, daí  FOLCLORE= conhecimento popular
Dentro dessa cultura popular estão as lendas e contos, as brincadeiras e brinquedos, as músicas, as parlendas e muito mais.Nosso país é muito rico no que diz respeito ao folclore, sendo comemorado no dia 22 de agosto. Conhecer e estudar o folclore significa contribuir para que ele se mantenha vivo passando de uma geração para a outra a cultura de um povo.Pensando nisso a turma do 4º ano juntamente com a professora Luciane, comemoram o folclore de uma maneira diferente, trouxeram o Bumba-meu-boi para a escola, uma lenda não muito comum em nossa região, mas não menos importante para o nosso folclore brasileiro.Os alunos passavam nas salas contando a lenda do Bumba-meu-boi ou boi-de-mamão como é conhecido em Santa Catarina e em seguida os alunos recebiam a vista do boi em suas salas, causando espanto e admiração por todos.




Os alunos do 4º ano também confeccionaram o Bumba-meu-boi  (carinhosamente chamado por eles de Bumbinha) de material reciclável, utilizando um tubo de papel higiênico e um copinho de Danone.
 


Pé de lata



          Poderia se dizer pé de lata como era antigamente, mas aqui adaptado para madeira ( pé de madeira ), dando uma maior segurança  para nossos alunos. Ao usar esta brincadeira como recurso pedagógico, deve-se ter presente que na expressão e construção do conhecimento, a criança apropria-se da realidade imediata, atribuindo-lhe significado. Assim, alunos com dificuldades de aprendizagem podem valer-se da brincadeira como recurso para facilitar a compreensão espontânea dos conteúdos pedagógicos, alem de se trabalhar aspectos, cognitivo, social, afetivo, desenvolvimento motor, etc ). Dinello (1997 p.26) aponta que “pela brincadeira, a psicomotricidade da criança se desenvolve num processo prático de maturação e de descobrimento do mundo circundante“. Dessa forma, pode-se depreender que há também na brincadeira uma importância do desenvolvimento psicomotor para aquisições mais elaboradas, como é o caso das intelectuais. Oliveira (1999 p. 33) ratifica esse entendimento, ao afirmar que: É através das crianças que se perpetuam as brincadeiras tradicionais, sendo, estas, preservadas e recriadas a cada nova geração. Portanto, resgatar a tradição das brincadeiras é uma forma de ampliar o universo lúdico e cultural das crianças, além de promover uma interação com outras gerações. Assim como nossos pais e avós, com certeza temos uma história pra contar sobre nossos brinquedos prediletos e uma brincadeira a ensinar.
PROF: EMERSON KEITTO CREF 012208-G-SC